O que é THAI MASSAGEM ?

Nuad Thai Bo-Rarn

Nuad = Massagem  |  Bo-Rarn=Ancestral

 Nuad Thai Bo-Rarn, em tailandês, significa Massagem Ancestral Tailandesa, conhecida popularmente no Ocidente como Thai Massagem ou Thai Yoga Massagem, uma terapia corporal com mais de 2.500 anos e que vem conquistando pessoas no mundo todo.

 Com intuito de preservar e resguardar o conhecimento, a tradição e a cultura tradicional tailandesa, em 1999, a Thai Massagem foi promulgada como Patrimônio Nacional Tailandês, pelo atual Rei da Tailândia, Bhumibhol Adulyadej.

 A Thai Massagem é a combinação de três grandes povos ancestrais que fomentaram na cultura tailandesa e influenciaram na formatação dos procedimentos médicos e terapias tradicionais. Foram eles: povos nativos (indígenas), Indianos e Chineses.

 Estudar a história da Thai Massagem e a fundação da medicina tradicional a qual ela pertence, exige o estudo antropológico da cultura tailandesa sob a ótica do contexto, pois a Tailândia é um país que sofreu grandes influências externas vindas da Índia e da China, porém nunca foi colonizada, o que faz permanecer viva a cultura tradicionalista.

 Devido à influência Indiana, a antiga Tailândia (Siam), no quesito educacional, seguiu a mesma metodologia de ensino, sendo o conhecimento passado de Mestre à discípulo oralmente. Por esse motivo, poucas foram as escrituras recordadas sobre o conhecimento ancestral medicinal, que infelizmente foram destruídas durante a guerra contra a Birmânia em 1767.

 Foi logo após o fim da guerra, em 1832, que o Príncipe Nudang, que era médico, resgatou o conhecimento ancestral através da coleta de informações vindas de médicos tradicionais e curandeiros por todo o território nacional. As informações foram esculpidas em pedras o qual permanecem registradas e expostas no Templo Wat Pho em Bangkok.

Thai Massagem

 

A Thai Massagem tem grandes influências da Medicina Ayurvédica, pois quando o Budismo chegou da Índia à Tailândia no século 2 e 3 A.C., não apenas a filosofia e os ensinamentos budistas foram trazidos, mas também a medicina, que eram praticadas por monges e membros da Sangha.

 Os tailandeses acreditam que entre os médicos que vieram da Índia à Tailândia, Dr. Jivaka Kummar Baccha, está incluso entre eles. Não há nenhuma prova de que este fato é verdadeiro, porém, é esta a informação que é passada de geração a geração, de Mestre à discípulo durante anos.

Dr. Jivaka Kummar Baccha, foi um médico ayurvédico de grande renome na Índia, ele é citado nas escrituras sagradas Budistas, o qual registra uma passagem em que ele tratou e curou uma condição instável de saúde em que Buda passava durante o período que buscava pela sua iluminação. Por esse motivo Dr. Jivaka é considerado o Fundador da Medicina Tradicional Tailandesa.

A Thai Massagem é uma terapia corporal que tem a habilidade de alongar as cadeias musculares mais importantes do corpo, combinando pressão, manipulações corporais, torções e centenas de exercícios que estimulam pontos e canais de energia vital, desenvolvidos para desbloquear a energia estagnada e promover o aumento da flexibilidade, mobilidade, e diminuir a rigidez e contrações musculares.

 Por alguns profissionais ela é chamada de Thai Yoga Massagem devido à influência de movimentos e alongamentos que se comparam à Yoga Tailandesa chamada Reusi Dat Ton.

 O ritmo lento da técnica, provoca o relaxamento profundo, que opera diretamente sobre o sistema nervoso, acalmando a mente e colocando-a em alinhamento com a sabedoria interna que governa a vida. Os alongamentos da Yoga aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, estimulando a circulação sanguínea e reequilibrando o fluxo de energia prana.

 A Nuad Thai Bo-Rarn tradicionalmente é feita sobre a roupa, descartando qualquer uso de óleos; e a prática é conduzida no solo, sob um tatame ou colchão de espessura fina. Devido à série de movimentos que incluem alongamentos, a utilização de roupas e a estabilidade no momento da manipulação corporal é primordial, garantindo a preservação da intimidade, da segurança e do respeito entre terapeuta e paciente.

O que é bastante comum utilizar na Thai Massagem são pomadas de ervas medicinais tailandesas, chamadas Plai. A aplicação desta pomada traz alívio de dores musculares, tensões e promove a sensação de frescor e conforto.

 A técnica é facilmente adaptada para todas as condições de saúde. Indicada para todos os tipos de pessoas, abrangendo adultos, crianças, idosos, gestantes, obesos e pessoas com problemas de mobilidade física, o qual é altamente eficaz para o tratamento da saúde.

 A duração da Thai Massagem pode variar de 1 a 2 horas de sessão, dependendo do paciente e do procedimento adotado pelo terapeuta.

 

Texto por Professora Barbara Santos.

Fonte: Nibbana

Autor: RACC Gestão e Marketing